segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Um Trio Criativo com demasiados recursos

Ontem, Sábado, tive oportunidade de ir ver o concerto dos Pinto Ferreira a' "Os Artistas" em Faro. Tinha curiosidade de ver esta nova banda nacional. Uma sonoridade muito pop, musicas com melodias alegres e letras de amores e desamores.

O concerto foi bastante bom. Um trio bastante interessante musicalmente. O baterista toca bateria com uma mão, deixando a outra mão num teclado que marca o baixo. Bom trabalho a este nível, se bem que se trata de uma ideia que não me agrada muito. Outro elemento da banda (creio que o Ferreira) é aquilo a que se chama "pau para toda a obra". Em 9 ou 10 músicas que compuseram o alinhamento, o Ferreira tocou banjolim, cavaquinho, acordeão, órgão, melódica, guitarra e uma espécie de maraca, além de fazer segundas vozes. O Pinto ficava a cargo da voz e guitarra principal. A meu ver, um trio com "demasiados" instrumentos em palco. Digo demasiados porque, na minha opinião, alguns não traziam nada de novo à música, sendo a sua utilização quase um capricho. Sem desprimor pelo Ferreira, que é aliás um excelente executante em todos os instrumentos que tocou, creio que esta extrema carga de trabalho o impediu de realizar tudo da melhor forma. Por exemplo, as segundas vozes eram por vezes interrompidas quando este precisava de olhar para o banjolim ou acordeão. Mas pronto, este é só um pequeno pormenor menos bom num excelente concerto (manias minhas de reparar nisto).

Os Pinto Ferreira são possivelmente o protótipo de banda que gostava de fazer parte. Um trio, ou seja, poucos elementos a trabalhar, muita criatividade, energia e amor pela música. Se tivesse uma banda dessas e ganhasse bom salário, se calhar também comprava aqueles instrumentos todos, mas racionava o seu uso de outra forma.

Resumindo, foi um óptimo concerto. Boa música e entretenimento num espaço mítico como o salão d'Os Artistas (quem anda por Faro e nunca lá foi é favor de o fazer).

Neste vídeo não está presente o baterista, mas dá para ter uma noção do estilo de música.

Sem comentários:

Enviar um comentário