segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Citações sobre criação



Como já referi várias vezes ao longo deste blog, por vezes sinto necessidade de escrever algo aqui, mas não sei muito bem o quê. Esta publicação será mais um exemplo disso.

Hoje andei a pesquisar citações famosas sobre criatividade, a palavra chave da qual este blog gira em torno. Há algumas semanas tinha deixado uma citação de Picasso, que não cheguei a desenvolver (logo trato disso). De entre muitas e brilhantes citações que li hoje, houve uma com a qual me identifiquei de forma plena:

"Se o autor não se emociona com a sua própria criação, dificilmente pode esperar que outros o façam. Com franqueza, divirto-me com as minhas comédias mais do que o público"

O autor desta pérola é, como revela a imagem inicial, Charlie Chaplin. E para mim esta citação é um brilhante dogma. Quando estou sozinho adoro tocar as minhas músicas, divirto-me quando as toco e as ouço, contemplo-as como se fossem obras fantásticas. É um prazer enorme escrever uma música. Depois do trabalho feito é fantástico poder ouvi-la e tocar para outras pessoas. No fundo, o que Chaplin diz é que se nos sentimos bem com aquilo que fazemos, então é bem provável que os outros também se sintam. Esta é uma máxima perfeita para me dar ânimo neste futuro projecto.

Mas como também já disse anteriormente, "a minha maior ambição é ficar um dia tão espantado com qualquer coisa que faça como fiquei espantado com muita música que ouvi", citação de JP Simões que encaixa também de forma perfeita na minha forma de pensar. Fico feliz com a quilo que faço, mas os outros são sempre melhores que nós, ou como diz uma citação bem mais antiga que as anteriores, "a galinha da vizinha é sempre melhor que a minha".

1 comentário: