quarta-feira, 21 de julho de 2010

Fraco perfil de um cantor de sucesso


Tive há dias a fazer uma rápida análise mental sobre o perfil usual de um cantor de sucesso no nosso país, e cheguei à seguinte conclusão: caso inicie uma "carreira" musical, nunca irei ter sucesso. Não é que procure o sucesso, pois este nem sempre é sinónimo de qualidade, mas posso já riscar essa palavra do meu caderninho.

Vou então por partes:
Um músico de sucesso teve uma época conturbada na sua vida. Ou esteve numa guerra, ou viveu numa ditadura, ou esteve isolado noutro país devido a esse mesmo regime, ou esteve preso. Todos estes pontos são logo boas razões para se fazerem boas letras. Nenhum destes cenários está presente na minha "biografia" (pelo menos por enquanto, com esta situação político-económica nunca se sabe).
Um músico de sucesso viveu vários anos num outro país, onde se enriqueceu culturalmente. Eu, por outro lado, sempre vivi no mesmo sítio.
Um músico de sucesso aprendeu com grandes e famosos "mestres" da música. Eu aprendi com amigos, inimigos, sábios, desconhecidos e comigo mesmo.
Um músico de sucesso tem um visual característico, que o distingue de todos os outros músicos. O meu visual não tem nada de especial.
Um músico de sucesso tem por vezes uma orientação sexual diferente. Eu pratico o mais vulgar dos "heterossexualismos".
Um músico de sucesso normalmente estudou/estuda música, em conservatórios ou escolas de música. Eu estudo Ciências Farmacêuticas.
Um músico de sucesso abusou das drogas durante uma fase da sua vida. Eu por vezes abuso do álcool às Quintas-feiras.
Um músico de sucesso tem por vezes pais que outrora foram grandes músicos, situação que comigo não acontece.
Um músico de sucesso hoje em dia tem de ter sorte. Eu já me revelei em tempos um péssimo apostador.

É óbvio que esta é uma visão demasiado geral, pois são várias as excepções que existem, pelo menos no nosso país. Existem músicos de sucesso que não partilham nenhuma destas características, como existem músicos com pouco sucesso que têm muitas delas. É óbvio também que um músico de sucesso deve ter qualidade (coisa que, com o tempo, acredito que vá ganhando).

Resumindo: esta fraca e rápida análise não me demove do meu passatempo musical. O prazer que este me dá ultrapassa qualquer visão de cenário futuro falhado.

4 comentários:

  1. Vê isto e vê se achas que ainda é preciso ter alguma coisa de "especial".

    Enquanto te cantares a ti e cantares a tua vida, não me parece que seja preciso passares por experiências traumáticas/demasiado-marcantes, para que sejas um bom artista. Se fores verdadeiro há-de haver sempre espaço.

    E se não fores um grande artistas havemos de ser amigos na mesma.

    ResponderEliminar
  2. Irrompi o meu afastamento-quase-total-com-tecnologia-por-altura-das-férias para comentar isto. Vê bem o ímpeto de escrever(-te)

    (não precisas de aprovar este comment)

    ResponderEliminar
  3. Eh puto andas muito sentimental, anda aí "moura na costa". E digo-te mais, a nossa amizade é um importante combustível para todo o processo criativo. Havemos de fazer grandes e desconhecidas obras juntos.

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  4. Sentimental não, foi o que me saiu.
    Na parte do "Vê isto e vê se achas que ainda é preciso ter alguma coisa de "especial"." faltava o link http://www.youtube.com/watch?v=in0VyazKBJg

    Quanto à parte de Havemos de fazer granes (...) obras juntos, é já amanhã, por mim. Só não haver mais famaciadelas na tua cabeça e é sempre a abrir. Por falar nisso, O Jean Paul e eu estamos com vontades, só digo isto.

    Vá meu filho, ocupar o espaço alheio constitui um crime segundo a nossa Constituição. Parei de escrever agora!

    ResponderEliminar