quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Nuno Prata: a sombra revela-se


Há poucos dias atrás comecei a ouvir o novo álbum de Nuno Prata, "Deve Haver". Numa entrevista que li no jornal Ionline, apercebi-me que partilho alguns pontos de vista com o músico e ex-baixista dos Ornatos Violeta. Segundo Nuno Prata, as suas músicas são escritas na solidão do seu quarto. As letras têm sempre algo de si mas não são uma transcrição fiel da realidade. É criada uma personagem com a qual se dialoga a cada poema. É basicamente esta a minha forma de pensar. O álbum, na minha opinião, está fabuloso. As letras e as melodias funcionam de forma brilhante, e a cada audição vou invejando cada vez mais o seu talento criativo.

Surgiu-me então uma dúvida que me tem "atormentado" desde então. Porque motivo é que Nuno Prata nunca escreveu nada para os Ornatos Violeta? Este foi sempre escrevendo as suas músicas, mas nenhuma foi aproveitada para a banda, sendo posteriormente editadas num álbum a solo. É verdade que a banda era liderada pelo "mestre", segundo Nuno Prata, o vocalista Manuel Cruz. Era do génio criativo de Manuel Cruz que saiam todas as letras e a maioria das melodias da banda, todas elas verdadeiramente impressionantes. (É importante dizer que foi muito por "culpa" de Manuel Cruz que comecei a escrever o meu próprio material. Quando comprei o álbum do seu projecto "Foge Foge Bandido" foi como se algo me iluminasse e me levasse a escrever e a libertar a minha veia criativa). Assim sendo, seria muito difícil um músico tão influente como Manuel Cruz não escrever todo o material da banda. No estilo de Nuno Prata nota-se claramente as influências de Cruz e as semelhanças inevitáveis nas melodias e letras.

Tudo isto remete para uma questão: não será demasiado frustrante para um músico de uma banda, que componha as suas próprias músicas, andar na sombra de outro? Isto porque Nuno Prata tem muita qualidade, e algumas das suas músicas poderiam muito bem ser óptimas músicas para os Ornatos Violeta. Passar 5 anos a tocar numa banda as músicas de uma pessoa é bastante simples quando não se tem a vontade de compor e escrever as suas ideias. Mas quando se tem material no bolso e se anseia por o tocar em público um dia, acredito que seja complicado coabitar com o "mestre". Tudo isto é mera especulação obviamente. Falo por mim, acho que não duraria muito tempo numa banda com a qual não colaborasse criativamente. Teria de haver sempre músicas de todos ou quase todos os membros. Se calhar fazia como o Nuno Prata (não quer dizer que ele tenha pensado assim, mas pronto), aprenderia com alguém muito mais talentoso que eu e que liderava a banda da qual eu fazia parte, e passado uns tempos lançava uma carreira a solo. E se tudo corresse bem, fazia um álbum verdadeiramente fenomenal.


2 comentários:

  1. hummm uma boa descoberta :D

    um beijinho*
    fashion market´s love blogger

    ResponderEliminar
  2. Porreinha a música

    Tenho de ouvir o que me passaste que ainda tenho aqui umas boas horas de música.

    Abraço

    ResponderEliminar