domingo, 26 de setembro de 2010

Polanski, Aronosfsky e as mulheres


Numa altura em que ainda ando à procura do ritmo para voltar ao "trabalho", é normal que sejam escassas as reflexões e os poemas a publicar por aqui. Não significa que faltem temas para abordar, mas a forma de escrever sobre eles é que pode não ser a melhor. Mas vou arriscar.

Antes da minha viagem para o México andei a explorar dois filmes de Roman Polanski, "Rosemary's Baby" e "Repulsion". Os filmes têm muitas semelhanças entre si. Ambos têm como personagem principal uma mulher, obcecada e corrompida por diversas situações que vão surgindo. Dois filmes obscuros, obras primas do terror e suspense da década de 60. Decidi ver estes filmes porque ando extremamente curioso com o próximo filme de Darren Aronofsky "Black Swan", com Natalie Portman e Mila Kunis. Segundo a crítica, este filme recupera muito do ambiente dos dois filmes de Polanski que citei, tendo o ballet como pano de fundo. Este será, muito possivelmente, um dos principais candidatos ao Oscar de melhor filme.

Mas o que me fascina tanto nestes filmes? Mais uma vez a mulher como tema central. Mulheres de uma beleza imensa mas num contexto que pode ser verdadeiramente obscuro. Em "Repulsion", por exemplo, Polanski nunca se esquece de focar a beleza de Catherine Deneuve apesar de todo o ambiente sinistro e macabro que a rodeia. Funciona na perfeição em cinema, em filmes noir e nos grandes clássicos da segunda metade do século XX (em "Black Swan", no entanto, prevejo que aconteça algo semelhante, talvez superior).

A beleza que fascina o comum mortal mascara um cenário que todos nós receamos. Já são alguns os poemas que escrevi que bebem um pouco de filmes deste género, mas estes não atingem nada de sinistro. Apesar de ser um tema que me fascina, é algo distante daquilo que ando a escrever. Acho que já passei esta fase sinistra da escrita há algum tempo. No entanto, escrever sobre mulheres é aquilo que mais tenho feito.

Resumindo: os filmes do Polanski são fantásticos, e recomendo vivamente. Quanto a "Black Swan" estou ansioso por ver. Quanto à minha escrita, esta vai vivendo muito da minha paixão pelo cinema, e também pelas actrizes que o embelezam.

1 comentário: