quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Trabalhar com o que se tem

Cheguei à conclusão que não vale a pena andar a imaginar as minhas músicas com diversos instrumentos se estes não estão em minha posse. E também não ando a conseguir tirar o melhor som dos instrumentos de percussão, e não quero andar a utilizar aqueles kits musicais do GarageBand.

Assim sendo, acho que vou apenas gravar voz e guitarra. Óbvio que haverão várias pistas de voz para reforço ou segundas vozes, e podem ser usados outros instrumentos de corda como um cavaquinho cabo-verdiano ou um bandolim (instrumentos que tenho em minha posse neste momento). Como já consegui trabalhar melhor o som da voz e da guitarra, reduzindo ruídos e equalizando as faixas de forma satisfatória, este será com certeza o melhor caminho. O kazoo também já está pensado para uma música, e a sua gravação não requer muito esforço.

Toda esta ideia redutora surgiu porque voltei a ouvir um álbum que tenho cá em casa, e que já algum tempo não ouvia. Nebraska de Bruce Springsteen foi gravado a partir de gravações que este tinha feito com poucos instrumentos, com o objectivo de todas as músicas serem trabalhadas pela banda. No entanto estas gravações acabaram por ser o álbum em si, e que álbum!

Portanto pensar nas músicas tento em conta apenas aquilo que se tem poderá não ser assim tão mau, basta ter criatividade para que o resultado seja positivo.

Fica então o vídeo da música "Atlantic City" de Bruce Springsteen:



Sem comentários:

Enviar um comentário