sexta-feira, 20 de agosto de 2010

GarageBand

Primeiro que tudo, dizer que não sou nenhum profissional em matéria de som. O GarageBand é um programa simples de utilizar, ideal então para mergulhar a minha ignorância. No entanto, por aquilo que já me apercebi e pelo que se fala na internet, não se trata de um mau programa (basta saber que os Nine Inch Nails produzem em GarageBand).

Adiante. O processo gravação é simples mas demora o seu tempo. Primeiro tenho de gravar tudo por pistas, guitarra, vozes e outros instrumentos, normalmente percussão. Cada pista é tratada isoladamente, com alguns efeitos e filtros de ruído, tentando sempre evitar o ridículo. Depois de tudo feito, a música é exportada para disco e aberta como um todo num novo projecto. Aí são feitos novos acertos para se obter o produto final. Esta é a explicação mais básica possível para este processo.

Todo este trabalho é feito num MacBook Pro com cerca de 2 anos. Para este tipo de "brincadeiras" tiro o meu chapéu ao pessoal da Apple. Fantástico.

Desde ontem gravei duas músicas. Fiquei muito satisfeito com o resultado final, tendo em conta que não sou nenhum profissional, e que não utilizo material topo de gama. Além disso existem sempre ruídos exteriores que podem afectar a gravação, mas até agora tenho conseguido contornar esse problema. Ficam então algumas imagens do GarageBand, para quem não conhece.


Esta primeira imagem mostra as diversas pistas da música "O Baile"


Esta imagem mostra o "tratamento final", com a faixa por inteiro a ser trabalhada com filtros e outras ferramentas que ainda desconheço os fundamentos teóricos.

Sem comentários:

Enviar um comentário