terça-feira, 3 de agosto de 2010

Citações sobre criação parte II


Continuo numa onda de ler citações famosas sobre criatividade e de tentar relacionar-me com elas. Outra que me chamou à atenção tem como autor o escritor austríaco Hugo Von Hofmannsthal, retirada do Livro dos Amigos:

"Não é conhecer muitas coisas, mas sim pôr muitas coisas em contacto umas com as outras que constitui um primeiro grau de criatividade"

Primeiro que tudo, é uma enorme vantagem conhecer muitas coisa. No caso da música, conhecendo diversas matérias é possível diversificar o nosso tema de escrita. Não só na escrita se aplica esta situação. Ter uma cultura musical elevada também permite diversificar a sonoridade das minhas músicas. E mais importante de tudo, o saber tocar muito bem guitarra é uma vantagem importante. Mas como diz a citação, por todas estes conhecimentos em contacto é que possibilitam a criatividade.

Eu não sigo muito à letra esta citação. Não costumo ler poesia. Por vezes nem tenho paciência para a ler. Gosto de algumas coisas é certo, mas não sou um assíduo leitor, deixo o acaso comandar as minhas leituras. Portanto poderei dizer que não sou grande conhecedor de muitos poemas. Por outro lado, ouço muita música, muita mesmo. E muito variada. Esta é uma doença da qual padeço há alguns anos. Quanto a tocar guitarra admito que não sou nenhum virtuoso, mas também não posso entrar em falsas modéstias. Acho que me desenrasco muito bem. Devia no entanto evoluir mais a nível teórico.

Apesar da minha falta de "coisas", acho que as tenho conseguido relacionar muito bem, conseguindo escrever originais. A sua qualidade é questionável, mas isso depende de outros factores. Por outro lado não me posso sentir mal, pois são muitas as pessoas que tocam guitarra de forma doentia, mas que pecam pela falta de criatividade.

Naquilo que escrevo tento sempre relacionar diversas experiências e sentimentos, com mais ou menos dificuldade, dependendo do tema. Talvez devesse ler mais, arranjaria novos poços carregados de novas ideias. Mas isso só deverá acontecer quando o actual poço secar, e eu ainda não avisto o seu fundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário