domingo, 13 de junho de 2010

O poeta em todo o seu esplendor

Num país em que são muitos aqueles que renegam a música portuguesa, existem nomes que são obrigatórios conhecerem-se minimamente. Um deles é o de Sérgio Godinho.
Não sou um conhecedor de toda a sua obra. No entanto, daquilo que conheço, são muitas as lições que de lá tiro. Deste as letras às melodias, Sérgio Godinho é um compositor fantástico, e além disso, um "animal de palco". Para mim, chegar ao seu patamar é atingir o topo. Isto porque ser músico não é só ter técnica e criatividade musical. Um músico deve saber contar uma história, transmitir uma mensagem da melhor forma possível, e nisso Sérgio Godinho é perfeito.
Costumo dizer, em conversa com amigos, que as melhores músicas nascem em tempos difíceis. Numa ditadura são inúmeras as condicionantes para quem quer escrever. Dar a volta através de metáforas constitui um desafio que, quando superado, origina sempre grandes músicas. Sérgio Godinho é exemplo disso. As suas ideologias políticas e mensagens são exaltadas de forma subtil em muitas das suas músicas.
Não só de mensagem política vive a música de Sérgio Godinho. Esta música é, possivelmente, das minhas músicas favoritas. A vida, tal e qual como ela é. "Dias Úteis"

Sem comentários:

Enviar um comentário