sábado, 5 de junho de 2010

Carta de Amor em Si7m5b


O desafio parecia simples: fazer um tema original para o VIII Festival Jovem da Canção Religiosa (Diocese do Algarve). O tema da letra seria "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé." Tudo poderia ter decorrido da forma mais normal possível: fazer uma música alegre e alimentar o estereotipo de que a música jovem cristã é "pimba". Puro engano.
Em meados de Dezembro de 2009 surgiu-me uma melodia iniciada no acorde Si7m5b, uma descida simples mas bem interessante. Tudo ficou em banho-maria, até uma certa tarde de Fevereiro. Eu e o meu colega e amigo criativo Ricardo Maia trabalhamos então na música, corrigindo algumas falhas e trabalhando nas linhas melódicas de outros instrumentos. A melodia estava feita, e o orgulho destes dois pseudo-génios era tal, que a melodia ficou colada na nossa cabeça, de tanto a ouvirmos. Faltava outra peça importante: a letra.
Numa noite de Maio, poucos dias antes da data de entrega da música, eu e o Luís de Jesus, a voz principal deste tema, unimos as nossa ideias e experiências de fé. Estas foram transcritas para uma letra que também muito nos satisfez. A música estava completa. Ao baixo acompanhou-nos o nosso amigo Miguel Santos, um conhecedor da boa música cristã, e extremamente importante nas dicas finais de interpretação da música.
O resultado foi apresentado em Lagoa no passado dia 29 de Maio. Não ganhamos, nem o queríamos. A nossa música destacou-se pela diferença, sendo a única neste registo. Obviamente que estiveram a concurso grandes músicas, grandes vozes e compositores, mas o registo foi o mesmo de sempre. O nosso objectivo foi cumprido.

Esta música será tocada muitas vezes. Muitas mais virão com certeza, pois é um prazer e um orgulho trabalhar com uma equipa como esta. Um grande abraço!

P.S. Perdoem-me o toque muito sentimental, que não é muito usual em mim, mas esta música merecia.

Sem comentários:

Enviar um comentário