segunda-feira, 21 de junho de 2010

Bom, é mesmo hora de escrever uma letra sobre isto


Parece que, por mais que não queira, o tema vem ter comigo. Falar dos podres da sociedade e do quão mesquinha é a raça humana pode dar um bom tema para um letra. Por acaso já tinha uma ideia para isto e uma melodia feita. Pode ser que consiga escrever alguma coisa.

Mas porque é que mais uma vez digo que este tema me vem parar às mãos? Muito por culpa de um filme que vi ontem, possivelmente um dos filmes mais geniais que vi até agora. Eu sabia que já devia ter visto "Dogville" do dinamarquês Lars Von Trier há muito mais tempo, mas parece que este escolheu a altura certa para deixar ser visto. A sociedade invejosa, cruel, hipócrita, vaidosa e conformista é retratada no filme, usando como pano de fundo uma pequena cidade e os seus habitantes. Não sou crítico de cinema, portanto não serei capaz de fazer uma análise exaustiva à obra. Posso apenas dizer que é um filme diferente de tudo o que já vi, pesado e cruel pela mensagem que carrega. No fundo, genial. Só mesmo vendo é que dá para perceber isto.

Vou mesmo escrever uma letra sobre este tema. Há uma música de Chico Buarque, chamada "Geni e o Zepelim", que está curiosamente relacionada com a história do filme (as coisas que se aprendem com a Wikipédia, não é fantástico?). Mas pronto, já a ouvi e posso confirmar a informação. Acima de tudo vejam o filme.

2 comentários:

  1. Olha podes nao ser nenhum critico de cinema, mas o teu texto já me fez ter vontade de ir saca-lo ainda hoje e ve-lo xD
    Entretanto, nao sei se ja viste, mas o "Ensaio sobre a cegueira" tambem é muito bom, profundo e forte ;)

    ResponderEliminar
  2. Já o vi si, dá mesmo que pensar. Ver o estado de decadência que a nossa sociedade pode atingir em tempos adversos.

    Vê o filme que vale mesmo a pena ;)

    ResponderEliminar