quarta-feira, 23 de junho de 2010

Ascensão-Queda


É impressionante a capacidade que algumas pessoas têm de colocar uma máscara, transmitindo àqueles que as rodeiam uma aparente sensação de segurança e calma. No seu íntimo, o colapso encontra-se iminente. Todas estas minhas teorias são apenas especulativas, no entanto acredito que esta possa ser a realidade de muita gente que por aí anda.

A minha ideia passa então por criar uma trama, seguindo esta complexa panóplia de emoções. A temática da ascensão-queda, da dualidade, é de facto extremamente interessante. Saber que uma pessoa pode escolher a face da moeda que deseja, dependendo do momento em que se encontra, leva-me a pensar em algumas situações. Atenção que não estou a falar de pessoas que padeçam de algum problema psicológico. A pessoa está ciente da sua condição, do seu estado depressivo, mas no entanto a sua vida profissional e social impõe que esta arranje uma máscara para os seus problemas (isto é especulação, e pode dar lugar a muito debate). O exemplo que mais me salta à vista é a de um actor/actriz, que para o grande público vive uma vida louca de sucesso, no entanto no seu íntimo a depressão impera. Esta é, possivelmente, a história mais banal do mundo do espectáculo, no entanto difícil de descrever de forma interessante.

E é um pouco por aí que entra a minha ideia. Imaginei uma bailarina clássica, que nos palcos deslumbra e apaixona todos aqueles que a observam. Em palco, ela é a mulher bela, segura de si e confiante. Por detrás do pano, esta é uma simples mulher carregada de problemas. Mais uma vez a dualidade como principal temática. A ideia será dividir esta "história" em três músicas.

Isto de apresentar as minhas ideias pode tornar-se relativamente desinteressante para quem as lê e ainda pouco viu. Para quando o resultado final? Não sei, por enquanto não mostro ter muita pressa, apesar da enorme ansiedade que sinto em começar a tocar as minhas músicas. Mais uma vez, a dualidade.

1 comentário: