segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Resumo da Jornada

Ainda numa semana atípica com Recepção ao Caloiro um trabalho para apresentar Quinta (sim, parece impossível), as horas estão contadas e, muito provavelmente, só para a semana poderei voltar às gravações.

Antes de ir de viagem deixem algumas pistas de músicas gravadas, faltando nalgumas a parte vocal. A parte vocal é sempre algo complicado de gravar. É preciso ter bem estudados os momentos de maior entoação, e corrigir todas as dúvidas que existem quanto à métrica. Apesar de a letra ser feita após a melodia, onde muitas destas questões são logo pensadas, na hora de gravar a coisa pode não correr bem à primeira. Portanto perco sempre largos minutos a aperfeiçoar tudo.

Há uma pista que deixei gravada antes de ir de viagem e que me tem deixado bastante curioso quanto ao resultado final. Uma música de cariz romântico feita em cavaquinho cabo-verdiano. De forma propositada decidi escrever uma letra algo deprimente, sobre um amor platónico entre o sujeito poético e uma mulher que aparentemente este conhece bem, para uma melodia em cavaquinho, com uma sonoridade mais viva, diferente do usual. Creio que este contraste funcionou muito bem, mas preciso de gravar a música para perceber melhor se a minha voz e o cavaquinho conjugam bem. A título de curiosidade, a música chama-se "Platão cabe em 4 cordas". Um título estranho para uma ideia estranha.

Para finalizar, ando a pensar em criar um MySpace para divulgar as minhas músicas. No entanto queria primeiro registar tudo na Sociedade Portuguesa de Autores. Não tanto por ter medo que alguém as copie (no entanto, é uma hipótese que pode sempre acontecer), mas para me sentir um pouco mais músico. Portanto, assim que a maioria das músicas estiver gravada e registada, a divulgação pode começar sem problemas.

Até lá vou escrevendo sobre outras coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário