terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Mais uma do "Fenómeno"


Se existe um responsável por eu gostar de música portuguesa, esse só pode ser Rui Veloso. É certo que existem mais nomes que venero, mas o Rui Veloso tem sido ouvido desde a infância, merece por isso maior consideração.

"Mingos & os Samurais" é provavelmente o álbum mais mítico da minha infância. Duas cassetes que eram ouvidas infinitamente, ou no carro ou num pequeno rádio que eu tinha. No entanto houve um álbum de Rui Veloso que vincou o meu gosto musical de forma mais carregada. "Avenidas", de 1998, é um dos meus álbuns favoritos, e foi responsável por essa moldagem musical. Na altura devia andar na primária, no 4º ano, e tenho ideia que o CD foi prenda de Natal. Músicas fantásticas que sabia de trás para a frente, tal era o número de vezes que as ouvia, e que ainda hoje me conseguem fascinar.

"Todo o Tempo do Mundo" era o single na altura. Não é a minha música favorita do álbum (essa deve ser provavelmente a música "Avenidas", brilhante), mas não deixa de ser uma excelente faixa. Tantas vezes foi ouvida, no entanto não dá para enjoar. Ser intemporal é a sina do Rui Veloso.

À Espera de Férias

Estas 2 semanas serão certamente pouco produtivas no que diz respeito a criação musical e gravações. Apenas daqui a duas semanas posso retomar o processo criativo.

Entretanto, nas duas últimas semanas, fiz três músicas. A meu ver são provavelmente das melhores músicas que fiz. Sinto que estou mais objectivo na hora de fazer uma música e uma letra, razão pela qual as músicas mais recente me têm enchido as medidas. Curiosamente nenhuma das três músicas tem título.

Sou péssimo a escolher títulos para as músicas. Normalmente a primeira ideia que vem à cabeça é aquela que fica, mas já me venho a arrepender dessa atitude. Certas músicas que fiz têm títulos relativamente fracos. Assim sendo prefiro pensar bem nestes três títulos (também porque gosto especialmente das músicas, senão estas provavelmente já teriam um título qualquer). Sobre as letras posso dizer que uma delas é uma carta a uma pessoa distante, outra é sobre duas pessoas bastante diferentes e outra fala de luta e tempos de mudança.

Assim que estas três músicas estiverem gravadas, o meu protótipo de álbum de originais fica completo. Este incluirá 13 músicas. Tenho muitas mais feitas, muito diferentes entre si e algumas que acho muito interessantes, mas que prefiro deixar de fora do "protótipo" por enquanto. Depois é só registar as músicas escolhidas. Apesar de ter escolhido um pré-nome para este possível álbum, prefiro reconsiderar e escolher um outro nome. Depois de tudo pensado, é meter mão à obra, registar e divulgar. Depois é bom continuar a sonhar